Notícias - UFLA - Universidade Federal de Lavras /noticias Sat, 27 Jun 2026 02:54:12 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Confira as notícias que foram destaque na 91 de 22 a 26/6. Rebobina Aí! /noticias/institucional/18652-confira-as-noticias-que-foram-destaque-na-ufla-de-22-a-26-6-rebobina-ai /noticias/institucional/18652-confira-as-noticias-que-foram-destaque-na-ufla-de-22-a-26-6-rebobina-ai

II Encontro Municipal de Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos e concessão de título de Doutor Honoris Causa a David Feffer, Milton Nascimento e Nelson Roberto Araújo estão entre os destaques da semana! #RebobinaAí

O programa desta sexta-feira (26/6) é apresentado pela estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da 91 Jéssica da Silva Santos.

]]>
Notícias Institucionais Fri, 26 Jun 2026 19:52:25 -0300
UFLA reforça orientações para expediente e aulas durante jogo da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (29/6) /noticias/institucional/18653-ufla-reforca-orientacoes-para-expediente-e-aulas-durante-jogo-da-selecao-brasileira-na-proxima-segunda-feira-29-6 /noticias/institucional/18653-ufla-reforca-orientacoes-para-expediente-e-aulas-durante-jogo-da-selecao-brasileira-na-proxima-segunda-feira-29-6

Considerando a próxima partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026 FIFA, a UFLA informa que não haverá atividades letivas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (29/6), a partir das 11h, horário correspondente às três horas que antecedem a partida conforme Portaria MGI nº 4.779/2026. Os conteúdos programáticos que deixarem de ser ministrados nesse período deverão ser compensados até o último dia letivo do semestre 2026/1, conforme orientação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Em relação ao expediente administrativo, a Portaria MGI nº 4.779/2026 autoriza a adoção de horário excepcional, com encerramento das atividades três horas antes do início do jogo. Na UFLA, os servidores técnico-administrativos que optarem por utilizar essa flexibilização deverão compensar as horas não trabalhadas até 30 de setembro de 2026, conforme orientações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

O horário excepcional também se aplica aos colaboradores terceirizados. As empresas contratadas deverão orientar seus empregados quanto ao registro de ponto e à forma de compensação das horas.

As orientações têm como objetivo assegurar a participação da comunidade universitária nos momentos de mobilização nacional proporcionados pela competição, sem prejuízo às atividades acadêmicas e administrativas da Instituição.

LEIA TAMBÉM: Confira as alterações nos serviços e portarias na segunda-feira (29/6): RU, Mamute e Biblioteca

]]>
Notícias Institucionais Fri, 26 Jun 2026 20:02:19 -0300
Confira as alterações nos serviços e portarias na segunda-feira (29/6): RU, Mamute e Biblioteca /noticias/institucional/18650-confira-as-alteracoes-nos-servicos-e-portarias-na-segunda-feira-29-6-ru-mamute-e-biblioteca /noticias/institucional/18650-confira-as-alteracoes-nos-servicos-e-portarias-na-segunda-feira-29-6-ru-mamute-e-biblioteca

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa à comunidade acadêmica que, em razão da realização do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na segunda-feira (29/6), às 14h, haverá alterações no funcionamento do Restaurante Universitário (RU), do transporte circular interno ("Mamute"), da Biblioteca e das portarias.

Excepcionalmente nesta segunda-feira, dia 29, o RU funcionará no almoço das 10h30 às 12h30. Não funcionará no período noturno e, como alternativa, serão disponibilizadas marmitex para o jantar, com retirada até 12h20.

Já o transporte circular interno da 91 ("Mamute"), operado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra/UFLA), funcionará até às 12h.

A Biblioteca funcionará das 7h às 13h e das 16h às 22h.

As portarias das Goiabas (2) e SindUFLA (3) estarão fechadas das 13 horas até uma hora após o término do jogo da seleção brasileira. Neste período, a Portaria Principal estará aberta, com controle de acesso.

A UFLA orienta a comunidade acadêmica a se programar com antecedência em razão das alterações.

LEIA TAMBÉM:UFLA reforça orientações para expediente e aulas durante jogo da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (29/6)




]]>
Notícias Institucionais Fri, 26 Jun 2026 18:45:20 -0300
Professora e deputada Ana Pimentel participa de debate na 91 sobre misoginia nas redes sociais /noticias/institucional/18648-medica-da-familia-e-deputada-ana-pimentel-participa-de-debate-na-ufla-sobre-misoginia-nas-redes-sociais /noticias/institucional/18648-medica-da-familia-e-deputada-ana-pimentel-participa-de-debate-na-ufla-sobre-misoginia-nas-redes-sociais

Na tarde da última quinta-feira, dia 25, a médica de família e deputada federal por Minas Gerais, Ana Pimentel, participou de uma palestra na Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre misoginia nas redes sociais. O encontro aconteceu no auditório do Departamento de Biologia (Ramalhão) e contou com a participação de estudantes, servidores e moradores da cidade.

O debate contou com a participação de Rayane Carvalho, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; Júlia Moretto Amâncio, professora do Departamento de Administração Pública da 91 e coordenadora da Casa das Cidades; do reitor da 91, José Roberto Soares Scolforo; e teve mediação do pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil (PRAPE), Rossano Wagner de Lima Botelho.

Durante a conversa com o público, a parlamentar explicou como o debate de gênero está diretamente ligado às tecnologias e à Inteligência Artificial (IA), uma vez que os temas mais discutidos politicamente no mundo são economia, energia e cuidado. Reforçou, ainda, que a Lei da Misoginia não busca ferir a liberdade de expressão, mas sim garantir que as pessoas que praticam ataques e violência contra as mulheres sejam responsabilizadas.

"Uma questão fundamental é que as pessoas que se expressam na internet tenham sua identidade pública. Isso não significa que elas não possam discordar sobre um mesmo assunto. Qualquer pessoa aqui poderá discordar, inclusive de mim, mas terá que responder pelo que fala, como acontece na sociedade. Hoje, qualquer pessoa entra na internet descaracterizada, inclusive com vários perfis, e pode fazer o que quiser. Só será retirada depois que o caso for judicializado", comentou.

O debate se ampliou, e outras questões também foram abordadas pelo público, como a Política Nacional de Cuidados, entendida como um passo fundamental para que todas as mulheres tenham autonomia para atuar no mercado de trabalho, já que a maior parte das famílias brasileiras é chefiada por mulheres, que também são responsáveis pelo cuidado materno e familiar.

"O tema do cuidado é central e estruturante. Quando falamos da desigualdade entre homens e mulheres, o que aprisiona as mulheres é ter que cuidar da sociedade inteira de forma gratuita e sem corresponsabilização, impedindo-as de ter vida pública e maior acesso à cultura e ao lazer", afirmou.

Ao final, Pimentel também falou da importância do espaço educacional para tratar de temas sensíveis e relevantes para a sociedade, como a violência de gênero e a proteção às crianças. "Mais de 80% dos casos de abuso acontecem dentro de casa. Em relação às crianças, esse número chega a quase 100%. Por isso, as escolas são lugares privilegiados para essa discussão", enfatizou.

"Quero agradecer ao reitor, ao Rossano e a todos aqui presentes pelo espaço, pois sei que esses temas são incômodos, já que durante muito tempo foram tratados como menos importantes. Toda vez que dizem que a temática de gênero é identitária, lembro que ela também é um tema da sociedade e da economia. Qualquer tema é identitário, assim como qualquer tema também atravessa a economia", finalizou a deputada.

Confira outras imagens do evento no link abaixo:

]]>
Notícias Institucionais Fri, 26 Jun 2026 14:45:21 -0300
UFLA divulga cronograma de chamadas e instruções de matrícula para candidatos do Sisu+ /noticias/ensino/18647-ufla-divulga-cronograma-de-chamadas-e-instrucoes-de-matricula-para-candidatos-do-sisu /noticias/ensino/18647-ufla-divulga-cronograma-de-chamadas-e-instrucoes-de-matricula-para-candidatos-do-sisu

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), divulga o cronograma de chamadas e dos períodos para solicitação de matrícula dos candidatos classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu+), etapa complementar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinada ao preenchimento de vagas remanescentes.

A primeira chamada será publicada em 30 de junho, na página da DRCA, e os candidatos convocados deverão solicitar a matrícula entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Ao longo dos meses de julho e agosto, novas chamadas poderão ser realizadas, conforme a disponibilidade de vagas, seguindo o cronograma oficial.

As orientações para a matrícula estão no documento Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI), cuja versão atualizada está disponível no site da DRCA (link abaixo). Todas as informações, os documentos exigidos e os prazos devem ser acompanhados atentamente pelos candidatos. A perda do período de solicitação de matrícula implica a desistência da vaga.

Nesta edição do Sisu+, a UFLA oferece 413 vagas em 17 cursos de graduação para ingresso no segundo semestre de 2026.

O cronograma contempla até 12 chamadas, com seus respectivos períodos para solicitação de matrícula:

Chamada

پܱçã

Solicitação de matrícula

30/6

30/6 a 2/7

6/7

6 a 8/7

10/7

10 a 14/7

16/07

16 a 20/7

22/7

22 a 24/7

29/7

29 a 31/7

4/8

4 a 6/8

7/8

7 a 11/8

12/8

12 a 14/8

10ª

18/8

18 a 20/8

11ª

25/8

25 a 27/8

12ª

28/8

28/8 a 01/9

A Universidade recomenda que os candidatos acompanhem regularmente os canais oficiais para não perderem nenhuma etapa do processo.



]]>
Ensino Fri, 26 Jun 2026 12:14:57 -0300
Professor da 91 lidera capítulo em livro internacional sobre biochar e economia de baixo carbono /noticias/internacionalizacao/18646-professor-da-ufla-lidera-capitulo-em-livro-internacional-sobre-biochar-e-economia-de-baixo-carbono /noticias/internacionalizacao/18646-professor-da-ufla-lidera-capitulo-em-livro-internacional-sobre-biochar-e-economia-de-baixo-carbono

O professor Leônidas Melo, do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (DCS/UFLA), é o primeiro autor e coordenou a elaboração do capítulo Biochar and Biochar-based Fertilizer: Enhancing Soil and Reducing Fertilizer and Water Usage, publicado no livro Biochar Fueling a New Economy in the Developing World. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com Wenceslau Teixeira, da Embrapa Solos; Frank Verheijen, da Universidade de Aveiro, em Portugal; Edson Mattiello, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e José Lustosa Filho e Cícero de Figueiredo, da Universidade de Brasília (UnB).

O capítulo aborda o potencial do biochar e dos fertilizantes produzidos com esse material para melhorar a qualidade do solo e aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e da água. Rico em carbono, o biochar é produzido pela decomposição térmica de biomassas, como resíduos agrícolas, florestais e agroindustriais.

A obra discute o papel do biochar em uma nova economia de baixo carbono, especialmente nos países em desenvolvimento. Entre os temas abordados, estão agricultura sustentável, remoção de carbono, aproveitamento de resíduos orgânicos e geração de valor em cadeias produtivas locais.

Para Leônidas Melo, a publicação amplia a inserção da 91 nas discussões internacionais sobre agricultura tropical e sustentabilidade. “O biochar pode integrar estratégias de manejo do solo, aproveitamento de resíduos e mitigação das mudanças climáticas. No capítulo, discutimos como esse material pode melhorar a eficiência dos fertilizantes e o uso da água, especialmente em sistemas agrícolas de países em desenvolvimento”, afirma.

O professor também participará do evento virtual de lançamento do livro, organizado pela CharTalk, em colaboração com a Minnesota Biochar Initiative. Previsto para 7 de julho, o encontro terá duração aproximada de uma hora e meia, com apresentações dos autores e discussões com o público.

]]>
ԳٱԲDzԲçã Thu, 25 Jun 2026 18:02:28 -0300
David Feffer destaca potencial do Parque Tecnológico da 91 /noticias/institucional/18644-david-feffer-destaca-potencial-do-parque-tecnologico-da-ufla /noticias/institucional/18644-david-feffer-destaca-potencial-do-parque-tecnologico-da-ufla

Antes da cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o empresário David Feffer, presidente do Conselho da Suzano Holding, visitou o Parque Tecnológico IpêTech a convite do reitor José Roberto Soares Scolforo. Acompanhado pela diretoria do Parque, conheceu a infraestrutura, empresas residentes e projetos estratégicos que integram o ecossistema de inovação da Universidade.

Durante a visita, foram apresentadas as principais iniciativas desenvolvidas pelo IpêTech para fortalecer a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica. Entre elas, o futuro Laboratório de Prototipagem, atualmente em fase de estruturação, que será planejado a partir das demandas das empresas instaladas no Parque e da comunidade acadêmica. O espaço ampliará a capacidade de desenvolvimento, testes e validação de produtos e tecnologias, fortalecendo a conexão entre pesquisa, inovação e mercado.

David Feffer também conheceu a área destinada ao loteamento empresarial do Parque Tecnológico, concebida para receber empresas interessadas em se instalar próximas à UFLA e ao seu ecossistema de inovação, favorecendo a interação com pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa.

Ao conhecer a estrutura do IpêTech, o empresário destacou o potencial do ambiente de inovação construído pela Universidade. 'Chocado não é a palavra. Estou perplexo por encontrar, aqui em Lavras, um parque tecnológico com a dimensão e a potência que vocês criaram. Há muito espaço para crescer; isso vai virar uma cidade."

Durante o percurso, David Feffer visitou empresas instaladas no Parque e conheceu soluções desenvolvidas em parceria com a Universidade, evidenciando a integração entre pesquisa científica, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

Para o Diretor dos Parques Científicos e Tecnológicos dos Ipês, Antonio Chalfun, a visita representou uma oportunidade de apresentar as estratégias adotadas para consolidar um ambiente de inovação cada vez mais conectado ao setor produtivo.

O empresário ainda reforçou a importância da inovação para o futuro das organizações. "A inovação é o que garante o amanhã. Se você não inovar hoje, não há amanhã. Para serem sustentáveis e durarem muitos anos, as empresas precisam ocupar espaços ainda desconhecidos, e tudo isso vem da inovação. Parabéns a vocês, de Lavras, que criaram esse centro que reúne o melhor da academia brasileira, o melhor da ciência brasileira e o melhor do empreendedorismo brasileiro. É um orgulho ser brasileiro e ver, aqui em Minas, um centro de tecnologia tão potente."

Texto: Thiago Luz

]]>
Notícias Institucionais Thu, 25 Jun 2026 14:56:59 -0300
Pós-graduandos da 91 podem participar da autoavaliação dos Programas até 6 de julho /noticias/ensino/18643-pos-graduandos-da-ufla-podem-participar-da-autoavaliacao-dos-programas-de-pos-graduacao-ate-6-de-julho /noticias/ensino/18643-pos-graduandos-da-ufla-podem-participar-da-autoavaliacao-dos-programas-de-pos-graduacao-ate-6-de-julho

Os estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já podem participar do Programa de Autoavaliação da Pós-Graduação (PAPG), referente ao primeiro período letivo de 2026. O processo ficará aberto até o dia 6 de julho (segunda-feira) e tem como objetivo reunir a percepção dos pós-graduandos sobre disciplinas e sobre o funcionamento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da formação oferecida pela Universidade.

A avaliação deve ser realizada pelo sistema Campus Avalie, disponível no endereço. Para participar, o estudante deverá acessar a sala virtual correspondente às disciplinas cursadas no primeiro semestre de 2026 e responder ao questionário sobre cada componente curricular. Também é necessário acessar a sala virtual do respectivo Programa de Pós-Graduação para avaliar aspectos relacionados ao seu funcionamento, como coordenação, estrutura, secretaria e demais serviços de apoio.

A participação é voluntária, e a identidade dos respondentes é mantida em completo sigilo, garantindo que as avaliações sejam realizadas com liberdade e confidencialidade.

O Programa de Autoavaliação da Pós-Graduação integra as ações institucionais voltadas ao fortalecimento da qualidade acadêmica na 91. As informações obtidas por meio dos questionários subsidiam os Programas de Pós-Graduação na identificação de fragilidades que demandam melhorias e de potencialidades que podem ser ampliadas, contribuindo para o planejamento e a qualificação contínua das atividades de ensino e gestão da pós-graduação.

Os pós-graduandos são convidados a participar da iniciativa e contribuir, por meio de suas experiências e percepções, para o aprimoramento dos Programas de Pós-Graduação da Universidade.

]]>
Ensino Thu, 25 Jun 2026 14:49:15 -0300
Divulgada a oitava chamada dos processos seletivos SiSU e PAS /noticias/ensino/18642-divulgada-a-setima-chamada-dos-processos-seletivos-sisu-e-pas /noticias/ensino/18642-divulgada-a-setima-chamada-dos-processos-seletivos-sisu-e-pas

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou nessa quarta-feira (24/6) aoitava chamada para matrícula dos candidatos aprovados nos processos seletivos PAS/UFLA e Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso no segundo semestre letivo de 2026 (2026/2). As chamadas referem-se às vagas ofertadas em cursos de graduação do Câmpus Lavras.

Para os estudantes ingressantes, o segundo semestre letivo terá início no dia 5 de agosto, com o evento de Recepção de Calouros, de participação obrigatória.

O período de solicitação de matrícula será de24 a 26 de junho. As orientações estão no documento Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI), cuja versão atualizada também está disponível no site da DRCA (link abaixo). Todas as informações, os documentos exigidos e os prazos devem ser acompanhados atentamente pelos candidatos.

. Em seguida, clique no processo correspondente — PAS UFLA ou SiSU — e acesse a Lista de Chamadas. Importante: certifique-se de selecionar o processo, o câmpus e o número da chamada.

Canais de apoio

Em caso de dúvidas, a Universidade disponibiliza canais específicos de atendimento. Questões relacionadas ao registro acadêmico podem ser encaminhadas à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), que atende presencialmente no Prédio das Pró-Reitorias, pelo e-mailgraduacao.drca@ufla.brou pelo telefone (35) 3829-1134.

A Pró-Reitoria de Apoio e Permanência Estudantil (Prape) manterá em funcionamento o suporte aos candidatos aprovados em todos os processos seletivos que ingressarem na 91 por meio de vagas reservadas (cotas) que envolvam análise/verificação de renda. A iniciativa visa a orientar e esclarecer dúvidas sobre as etapas de comprovação dos critérios de renda para candidatos dos grupos LB-PPI, LB-Q, LB-PcD e LB-EP. A sala de apoio à matrícula tem como objetivo auxiliar os candidatos, especialmente na organização da documentação necessária para efetivação da matrícula.

A comprovação de renda pode ser feita por meio do CadÚnico ou da entrega da documentação completa, conforme orientações disponíveis nas Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI). A DRCA recomenda aos candidatos aprovados nas cotas LB-EP, LB-Q, LB-PcD e LB-PPI o envio do comprovante de cadastro no CadÚnico; pois isso agiliza o processo de validação da condição socioeconômica e a divulgação do resultado da solicitação de registro acadêmico. O envio da documentação completa de renda deve ser feito, excepcionalmente, apenas por candidatos que não possuam o CadÚnico atualizado, conforme as regras previstas na IEMI.

Em caso de dúvidas, o atendimento é feito na sala de apoio à Comissão de Análise de Renda, localizada na Prape, no Câmpus Histórico da 91. No documento “Instruções Específicas para Matrícula Inicial 2026”, estão descritos os canais de contato.

]]>
Ensino Thu, 25 Jun 2026 12:01:35 -0300
Atleta do Cria Lavras Atletismo alcança índice para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 /noticias/extensao/18641-atleta-do-cria-lavras-atletismo-alcanca-indice-para-disputar-o-campeonato-mundial-de-atletismo-sub-20 /noticias/extensao/18641-atleta-do-cria-lavras-atletismo-alcanca-indice-para-disputar-o-campeonato-mundial-de-atletismo-sub-20

No último sábado (20/6), o atleta do projeto Cria Lavras Atletismo Isaqueu Furtado Moreira alcançou o índice técnico exigido para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que será realizado em agosto deste ano, em Oregon, nos Estados Unidos.

A marca foi conquistada durante o Torneio Pró-Índice da Federação Mineira de Atletismo, realizado em Juiz de Fora (MG). Na prova dos 110 metros com barreiras, Isaqueu registrou o tempo de 13s99 (v.v -0,4 m/s), superando a marca mínima de participação da competição mundial, estabelecida em 14s05.

Apesar de já ter atingido o índice exigido pela organização do campeonato, o atleta ainda busca uma vaga na seleção brasileira de atletismo. Atualmente, Isaqueu ocupa a terceira colocação no ranking nacional da categoria sub-20, mas apenas dois atletas de cada país podem participar da competição.

“Tenho treinado bastante neste ano, evoluindo a cada treino e conquistando bons resultados nas competições. Agora, sigo trabalhando para melhorar cada vez mais minha marca e seguir rumo ao mundial”, comenta Isaqueu. O próximo desafio do atleta será o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, que ocorrerá em Cuiabá (MT), no dia 4 de julho.

Isaqueu ingressou no Cria Lavras Atletismo na primeira turma formada após a flexibilização das restrições da pandemia de Covid-19, juntamente com outros estudantes da Escola Estadual Cristiano de Souza, em Lavras (MG). Atualmente, representa o Instituto Elisângela Maria Adriano (Iema), de São Caetano do Sul (SP), e realiza sua preparação na pista de atletismo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob orientação do treinador Pablo Ramon Domingos. “Isaqueu se destacou nos treinamentos e nas competições desde que chegou ao projeto. Ele carrega os valores do Cria, mesmo sem ter conhecido pessoalmente o professor Fernando de Oliveira, idealizador da iniciativa, que plantou essa semente na sociedade lavrense”, destaca Pablo.

Além de Isaqueu, participaram do Torneio Pró-Índice os atletas do Cria Isabella Gonçalves Brasil e Thiago Andrade. Isabella, estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da 91, foi campeã do salto em altura e vice-campeã do arremesso de peso, competindo pela Associação Esportiva e Recreativa Usipa (Usipa-MG).

Já Thiago conquistou a medalha de bronze no salto em altura e no salto com vara, além de ter sido vice-campeão nos 800 metros rasos. Ele compete na categoria sub-18 pela Afro Fernando Oliveira e é estudante da Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras (MG).

]]>
Extensão e Cultura Thu, 25 Jun 2026 11:32:31 -0300
Música, emoção e reconhecimento marcam cerimônia de Doutor Honoris Causa na 91 /noticias/institucional/18639-musica-emocao-e-reconhecimento-marcam-cerimonia-de-doutor-honoris-causa-na-ufla /noticias/institucional/18639-musica-emocao-e-reconhecimento-marcam-cerimonia-de-doutor-honoris-causa-na-ufla

Em uma cerimônia marcada pela emoção, pela música e pelo reconhecimento de trajetórias que transformaram a sociedade brasileira, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) concedeu, nesta terça-feira (23/6), o título de Doutor Honoris Causa ao empresário David Feffer, ao cantor e compositor Milton Nascimento e ao jornalista Nelson Roberto Araújo. Milton foi representado pelo músico, compositor e escritor Márcio Borges, amigo e parceiro histórico de composições desde o movimento Clube da Esquina.

Realizada no Centro de Eventos da Universidade, a cerimônia reuniu autoridades, representantes da comunidade acadêmica, familiares e convidados. A abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Trio CelebraMus e pela participação do músico e compositor Telo Borges. Na sequência, grupos do Programa Institucional de Música da 91 prestaram homenagens a Milton Nascimento e ao legado do Clube da Esquina, sob a regência do maestro Daniel Paes de Barros. As apresentações emocionaram o público ao revisitar canções que marcaram gerações e ajudaram a construir a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira.

Coral Honoris Causa

Ao saudar os homenageados, o reitor da 91 e presidente do Conselho Universitário, professor José Roberto Soares Scolforo, ressaltou a relevância das contribuições de cada um deles para a sociedade brasileira. “Hoje, a Universidade presta homenagem a três personalidades que, em diferentes áreas, produziram transformações significativas e deixaram legados que ultrapassam gerações. É uma honra reconhecer pessoas que ajudaram a construir um Brasil melhor por meio da cultura, da comunicação, da inovação, do empreendedorismo e do compromisso com a sociedade”, afirmou.

O reitor destacou ainda que a concessão do título de Doutor Honoris Causa representa uma das mais elevadas formas de reconhecimento concedidas pela Instituição, reservada a personalidades cujas trajetórias dialogam com valores essenciais para o desenvolvimento humano e social.

Além da outorga aos homenageados desta edição, a cerimônia também incluiu a entrega presencial do certificado de Doutor Honoris Causa ao engenheiro florestal Fernando de Lelis Garcia Bertolucci, cuja homenagem havia sido realizada remotamente durante o período da pandemia de Covid-19.

Três trajetórias de impacto nacional

A escolha dos homenageados reuniu representantes de diferentes áreas que contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento do Brasil.

David Feffer
David Feffer

David Feffer recebeu a honraria em reconhecimento à sua atuação como uma das principais lideranças empresariais do País. Presidente do Conselho da Suzano Holding, teve papel decisivo na consolidação da Suzano como referência mundial na produção sustentável de celulose e biomateriais de origem renovável. Sua trajetória é marcada pela defesa da inovação, da sustentabilidade e da responsabilidade social como pilares do desenvolvimento econômico.

“Esta homenagem não é apenas minha, ela pertence a cada um dos milhares colaboradores da Suzano. Ela nos lembra que todo avanço verdadeiro e duradouro nasce da educação, da pesquisa de ponta, da curiosidade inquieta e da coragem de formular perguntas para as quais ainda não temos respostas prontas. Mais do que formar excelentes profissionais para o mercado, a UFLA tem o dom de forjar cidadãos éticos, com pensamento crítico e preparados para lidar com a complexidade do mundo moderno… Na Suzano, ao projetarmos os nossos próximos 100 anos, uma certeza nos guia como farol: investir na educação e em lideranças sustentáveis é o maior legado que podemos deixar”, destacou. E deixou uma mensagem aos estudantes: “Vocês vão herdar um mundo incerto e em rápida transformação e também incrivelmente aberto a oportunidades únicas. Lembrem-se, há bússolas que não envelhecem e que podem guiar vocês em qualquer cenário e situação. Mantenham a curiosidade, tenham a humildade para reconhecer que estamos sempre aprendendo, cultivem a coragem para questionar o status quo, fortaleçam a resiliência para persistir quando os ventos forem contrários. E, acima de tudo, assumam o compromisso inegociável de servir à sociedade e ao planeta com o conhecimento que adquiriram aqui. Eu recebo esse título honrado e grato, encarando-o não como um ponto de chegada, mas como um chamado para continuarmos plantando as sementes do amanhã”, pontuou.

Milton Nascimento
Milton Nascimento

Milton Nascimento foi homenageado por sua contribuição incomparável à cultura brasileira. Reconhecido internacionalmente, o artista construiu uma das obras mais importantes da música popular brasileira, influenciando gerações de músicos e projetando a riqueza cultural do País para além de suas fronteiras. Sua trajetória está intimamente ligada ao movimento Clube da Esquina, um dos mais importantes marcos da história da música brasileira.

Emocionado e honrado pela escolha do próprio Milton para que o representasse, Márcio Borges destacou a trajetória do amigo de longa data e pontuou a perseverança, resistência, luta e o legado para a música brasileira e do mundo. “Cantando, compondo e vivendo, Milton Nascimento foi se tornando em todos os sentidos nobres da palavra um homem virtuoso…Hoje estável, mas debilitado, com a mobilidade restrita e entregue aos cuidados especializados que a sua saúde está exigindo. Meu amado irmão Bituca, doravante o nosso inestimável doutor Milton da Silva Campos do Nascimento, incumbiu-me de vir aqui hoje representá-lo e transmitiu com fidelidade a alegria e gratidão que ele sente ao receber essa valiosa honraria. Tenho testemunho dessa incumbência: seu filho Augusto Nascimento, meu amado sobrinho Augustinho, companheiro fiel, zeloso protetor de seu pai, hoje tão necessitado desse escudo de atenção, amor e carinho. Nesta hora solene das nossas vidas, aos meus 80 anos de estrada e amigo do doutor Milton Nascimento desde os 17, sinto-me orgulhoso de poder dar testemunho de sua vitoriosa trajetória e agradecer em nome dele, do seu filho Augusto, dos seus irmãos e irmãs e dos seus incontáveis amigos espalhados no mundo afora, a distinção que esta ilustre instituição hoje lhe confere… Valeu, doutor Bituca, meu parceiro, meu irmão, minha alma gêmea, meu amigo para sempre. Muito obrigado, Lavras, muito obrigado, UFLA, Universidade Federal de Lavras, de todo o coração”.

Nelson Roberto Araújo
Nelson Roberto Araújo

Já Nelson Roberto Araújo recebeu o título em reconhecimento à sua contribuição para o jornalismo brasileiro, especialmente na comunicação voltada ao meio rural. Ao longo de décadas de atuação profissional, destacou-se por aproximar ciência, tecnologia, inovação e produção agropecuária do cotidiano dos brasileiros, contribuindo para a valorização do conhecimento e para o fortalecimento do setor agrícola nacional.Em sua fala, Nelson Araújo destacou a importância da educação em sua trajetória, a emoção de ter estado na bancada do Globo Rural em quase quatro décadas de dedicação e trabalho ao lado do homem do campo e o agradecimento à família toda reunida para a cerimônia (sete irmãos).

“Na linha do conceito grego, ‘torna-te quem tu és’, eu posso dizer que esse trabalho de 46 anos na Rede Globo consolidou em mim o ‘torna-te quem tu és’. Foi a contribuição mais importante que eu tive para me tornar quem eu sou. Eu gostaria de dedicar esse reconhecimento ao programa Globo Rural, compartilhar com a equipe. Foi o programa onde encontrei um cavalinho arriado, bem treinado, macio, marcha picada, do jeito que eu gosto, e que me incentivou: ‘Nelson, estrada, segue’. Cheguei até aqui. Me permitiu essa honra imensa de receber o título de Doutor Honoris Causa. O doutor que foi um sonho esquecido lá atrás. E ainda por uma universidade federal com a excelência da Universidade Federal de Lavras. E acho que o cavalinho continua. Enquanto estiver o cavalinho arriado, eu vou. Nessa estrada, o meu cavalinho comeu na mão de muitos agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários e engenheiros florestais. Uma legião de profissionais que se empenha para a melhoria da agropecuária. Nós somos muito gratos a vocês por repartirem o conhecimento que nos permite ser a extensão do trabalho de extensão ao qual vocês se dedicam. Muito obrigado.”

As homenagens foram acompanhadas por manifestações de carinho do público e por momentos de grande emoção, especialmente durante as apresentações musicais que celebraram a obra de Milton Nascimento e a contribuição do Clube da Esquina para a cultura brasileira. A cerimônia também contou com a apresentação dos músicosDedê Bonito,Rosa Nunes,Binho Sebá eValdir Campos, com canções especiais para os homenageados.

Fotos: Sérgio Augusto Silva




]]>
Notícias Institucionais Wed, 24 Jun 2026 14:43:30 -0300
Irmãos Borges emocionam comunidade acadêmica em apresentação no Palquinho /noticias/extensao/18640-irmaos-borges-emocionam-comunidade-academica-em-apresentacao-no-palquinho /noticias/extensao/18640-irmaos-borges-emocionam-comunidade-academica-em-apresentacao-no-palquinho

No dia 22 de junho, os irmãos Márcio e Telo Borges apresentaram-se no Palquinho do Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em formato de palestra musicada, eles compartilharam histórias, experiências e a trajetória artística do Clube da Esquina e da família Borges.

Márcio Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, é um dos maiores compositores da música mineira e brasileira. Já Telo Borges, instrumentista, cantor e também integrante do movimento, é outro grande expoente artístico da família Borges.

Os dois emocionaram o público com clássicos como “Clube da Esquina nº 2”, “Quem sabe isso quer dizer amor”, “Paisagem na Janela”, “Vento de Maio”, “O Trem Azul” e “Nada será como antes”.

Além disso, Márcio Borges representou Milton Nascimento, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da 91, na solenidade ocorrida no dia 23 de junho.

Confira o álbum de fotos da apresentação

]]>
Extensão e Cultura Wed, 24 Jun 2026 15:26:06 -0300