Institucional - UFLA - Universidade Federal de Lavras /noticias/institucional Tue, 23 Jun 2026 19:20:30 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Restaurante Universitário da 91 terá alteração no funcionamento nesta quarta-feira, dia 24 /noticias/institucional/18636-restaurante-universitario-da-ufla-tera-alteracao-no-funcionamento-nesta-quarta-feira-dia-24 /noticias/institucional/18636-restaurante-universitario-da-ufla-tera-alteracao-no-funcionamento-nesta-quarta-feira-dia-24

A Diretoria do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Lavras (RU-UFLA) informa à comunidade acadêmica que, nesta quarta-feira, dia 24, em razão da realização do jogo da Seleção Brasileira de Futebol, o Restaurante Universitário (RU) não funcionará no período noturno, em conformidade com a Portaria MGI nº 4.779, de 09 de junho de 2026.

Como alternativa, serão disponibilizadas marmitas para o jantar. O atendimento no horário de almoço ocorrerá normalmente, sem quaisquer alterações.

]]>
Notícias Institucionais Tue, 23 Jun 2026 19:29:12 -0300
Professor da 91 recebe Prêmio Revista Virtual de Química /noticias/institucional/18630-professor-da-ufla-recebe-premio-revista-virtual-de-quimica /noticias/institucional/18630-professor-da-ufla-recebe-premio-revista-virtual-de-quimica

O professor Teodorico de Castro Ramalho, doUniversidade Federal de Lavras (UFLA), foi agraciado com o Prêmio Revista Virtual de Química (RVq), concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A homenagem integra o conjunto das tradicionais premiações entregues durante a Reunião Anual da SBQ, considerada um dos mais importantes eventos científicos da área no País.

A premiação representa um dos mais relevantes reconhecimentos da comunidade química nacional e destaca profissionais que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da ciência, da pesquisa e da divulgação do conhecimento químico no Brasil. O prêmio reconhece não apenas a trajetória acadêmica do pesquisador, mas também sua dedicação à formação de recursos humanos, à produção científica de excelência e ao desenvolvimento de pesquisas de impacto nacional e internacional.

Professor da 91 e atual pró-reitor de Planejamento e Gestão, Teodorico de Castro Ramalho tem atuação consolidada em áreas estratégicas da Química, com destaque para estudos envolvendo compostos organofosforados e Defesa Química e Biológica. Além de sua trajetória científica, coordena o INCT-Defesa – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Defesa Química e Biológica, uma das principais redes de pesquisa do País na área, que reúne pesquisadores e instituições dedicados ao desenvolvimento de conhecimento, tecnologias e soluções voltadas à prevenção, detecção e mitigação de ameaças químicas e biológicas. Ao longo de sua carreira, tem contribuído para o avanço do conhecimento científico, a formação de pesquisadores e o fortalecimento da pesquisa desenvolvida na 91.

O reconhecimento também evidencia a relevância dos trabalhos conduzidos na 91 e reforça a contribuição da Instituição para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

A entrega da premiação ocorreu durante a sessão de abertura da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Campinas (SP), entre os dias 15 e 18 de junho de 2026. A cerimônia de homenagens foi realizada no dia 15 de junho e reuniu pesquisadores de destaque da comunidade química brasileira.

Além do Prêmio Revista Virtual de Química, a sessão homenageou pesquisadores com a Medalha Simão Mathias, o Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck", o Prêmio Oswaldo Luiz Alves, o Prêmio QNInt "Jailson Bittencourt de Andrade" e a Medalha JBCS.

]]>
Notícias Institucionais Mon, 22 Jun 2026 10:47:55 -0300
Márcio Borges e Telo Borges apresentam o legado do Clube da Esquina em show na 91 /noticias/institucional/18629-marcio-borges-e-telo-borges-apresentam-o-legado-do-clube-da-esquina-em-show-na-ufla /noticias/institucional/18629-marcio-borges-e-telo-borges-apresentam-o-legado-do-clube-da-esquina-em-show-na-ufla

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promove, no dia 22 de junho (próxima segunda-feira), uma palestra musicada com os irmãos Márcio Borges e Telo Borges, importantes nomes da música brasileira e protagonistas da história do movimento Clube da Esquina. O encontro será realizado das 12h às 13h, no Palco Cultural do Centro de Convivência da 91, e é aberto à comunidade acadêmica.

Durante a atividade, os convidados compartilharão experiências, histórias e reflexões sobre suas trajetórias artísticas, além de abordar suas contribuições para o surgimento do Clube da Esquina e para o fortalecimento da Música Popular Brasileira (MPB). A proposta é proporcionar um momento de diálogo entre música, cultura e memória, aproximando o público de um dos movimentos mais influentes da cena musical nacional.

Reconhecido como um dos movimentos mais influentes da música brasileira, o Clube da Esquina surgiu em Minas Gerais no fim da década de 1960 e se destacou pela fusão de diferentes referências musicais. Ao reunir compositores, intérpretes e instrumentistas como Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Fernando Brant, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso e Ronaldo Bastos, em torno de uma intensa colaboração artística, o movimento deixou um legado que ultrapassa gerações e segue como referência na cultura nacional.

]]>
Notícias Institucionais Mon, 22 Jun 2026 10:27:33 -0300
Nota de falecimento - mestrando Ezio dos Santos Barbosa /noticias/institucional/18628-nota-de-falecimento-mestrando-ezio-dos-santos-barbosa /noticias/institucional/18628-nota-de-falecimento-mestrando-ezio-dos-santos-barbosa

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica, com pesar, o falecimento do estudante de Mestrado Ezio dos Santos Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP).

O velório está sendo realizado neste domingo (21/6), no velório São João Batista, em Lavras. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Parque da Paz.

Ezio era egresso da turma de Administração Rural (1986) e tinha retornado para o Mestrado neste ano.

Neste momento de luto, a UFLA se solidariza com familiares, amigos e membros da comunidade acadêmica.

]]>
Notícias Institucionais Sun, 21 Jun 2026 14:33:03 -0300
Confira as notícias que foram destaque na 91 de 15 a 19/6. Rebobina Aí! /noticias/institucional/18627-confira-as-noticias-que-foram-destaque-na-ufla-de-15-a-19-6-rebobina-ai /noticias/institucional/18627-confira-as-noticias-que-foram-destaque-na-ufla-de-15-a-19-6-rebobina-ai

Reconhecimento nacional em iniciativa do MEC e da UFMG, podcast “Saúde Mental no Câmpus” e nova instrução normativa estão entre os destaques da semana! #RebobinaAí!

O programa desta sexta-feira (19/6) é apresentado pelo estudante de Nutrição da 91 Klayver Salim Américo.

]]>
Notícias Institucionais Fri, 19 Jun 2026 19:08:31 -0300
Alterações no trânsito e funcionamento das portarias para o final de semana /noticias/institucional/18626-alteracoes-no-transito-e-funcionamento-das-portarias-para-o-final-de-semana /noticias/institucional/18626-alteracoes-no-transito-e-funcionamento-das-portarias-para-o-final-de-semana A Diretoria de Trânsito, Segurança e Suporte Acadêmico (DTSA) informa que no sábado (20/6) a Avenida Norte estará fechada para trânsito de veículos da esquina da marcenaria até o centro de eventos.

Além disso, haverá alteração nos horários de funcionamento das portarias neste final de semana (20 e 21/6), em função da realização da primeira etapa do PAS:

Portaria 1 (Principal): sábado: aberta entre 6h e 18h; domingo: aberta entre 6h e 21h.

Portaria 2 (Goiaba): sábado: fechada; domingo: aberta entre 8h e 19h30.

Portaria 3 (SindUfla): sábado: fechada; domingo: aberta entre 8h e 19h30.

]]>
Notícias Institucionais Fri, 19 Jun 2026 17:40:26 -0300
Saúde Mental no Câmpus: novo podcast da 91 aborda desafios da vida universitária /noticias/institucional/18624-saude-mental-no-campus-novo-podcast-da-ufla-aborda-desafios-da-vida-universitaria /noticias/institucional/18624-saude-mental-no-campus-novo-podcast-da-ufla-aborda-desafios-da-vida-universitaria

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Núcleo de Saúde Mental (NSM) da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), lançou o podcast "Saúde Mental no Câmpus", iniciativa voltada à divulgação de informações qualificadas sobre saúde mental para a comunidade universitária.

Disponível na plataforma Spotify, o podcast surge como mais uma estratégia de informação, conscientização e promoção da saúde mental, ampliando o alcance das ações desenvolvidas pelo NSM. A proposta é abordar temas relacionados à saúde mental de forma acessível, sem perder o rigor técnico, contribuindo para esclarecer dúvidas frequentes e estimular reflexões sobre questões presentes no cotidiano acadêmico.

Apresentado pelo psicólogo João Maurício de Pádua Souza, o programa conta com episódios temáticos e participações de convidados, reunindo profissionais e especialistas para discutir diferentes aspectos da saúde mental na Universidade.

Segundo João Maurício, a iniciativa nasce da experiência acumulada pelo Núcleo no atendimento à comunidade acadêmica. Atualmente, o setor realiza mais de três mil atendimentos por ano, em um cenário de crescimento constante da demanda.

“O podcast é uma forma de ampliar essa escuta para além do atendimento individual. Existem muitas dúvidas, experiências e desafios relacionados à saúde mental que nem sempre chegam aos espaços de acompanhamento profissional. A proposta é criar um canal de diálogo e informação que possa alcançar um número maior de pessoas”, explica.

Episódios de estreia

João Psicologo

O primeiro episódio apresenta a proposta do podcast e discute o conceito de saúde mental, tema frequentemente associado apenas à ausência de transtornos ou ao tratamento psicológico. Ao longo da conversa, são abordados fatores que influenciam o bem-estar emocional, as especificidades da vivência universitária e a forma como o ambiente acadêmico pode tanto potencializar situações de sofrimento quanto favorecer processos de desenvolvimento pessoal, aprendizagem e construção de autonomia.

O primeiro episódio conta com a participação do psicólogo Pedro Baratti, também integrante do Núcleo de Saúde Mental da 91.

No segundo episódio, o tema é a automedicação psiquiátrica no contexto universitário. O assunto é abordado pela perspectiva dos riscos associados ao uso de ansiolíticos, antidepressivos e estimulantes sem acompanhamento profissional, prática que tem despertado preocupação crescente em instituições de ensino superior.

A expectativa é que o podcast aborde, ao longo dos próximos episódios, temas como ansiedade, adaptação à vida universitária, relações interpessoais, uso de tecnologias, autocuidado, saúde emocional e outros assuntos relacionados à promoção da saúde mental.

O podcast "Saúde Mental no Câmpus" está disponível gratuitamente no Spotify e pode ser acessado por toda a comunidade universitária e pelo público externo.

Podcast: Saúde Mental no Câmpus

Apresentação: João Maurício de Pádua Souza

Realização: Núcleo de Saúde Mental (NSM/PRAPE/UFLA)

Acesso:

]]>
Notícias Institucionais Fri, 19 Jun 2026 12:20:41 -0300
UFLA orienta comunidade acadêmica sobre atividades durante jogos do Brasil na Copa /noticias/institucional/18617-ufla-orienta-comunidade-academica-sobre-funcionamento-das-atividades-durante-jogos-do-brasil-na-copa-do-mundo-2026 /noticias/institucional/18617-ufla-orienta-comunidade-academica-sobre-funcionamento-das-atividades-durante-jogos-do-brasil-na-copa-do-mundo-2026

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulga orientações para a compensação de horas de trabalho e conteúdos programáticos que vierem a ser impactados pela flexibilização do expediente autorizada pela nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026.

No período correspondente às três horas que antecedem os jogos da Seleção Brasileira, não haverá aulas de graduação e pós-graduação. Os conteúdos que deixarem de ser ministrados nesse intervalo deverão ser compensados até o último dia letivo do semestre 2026/1, conforme orientação conjunta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Para os servidores técnico-administrativos, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) informa que as horas não trabalhadas em decorrência da alteração excepcional do expediente deverão ser compensadas até 30 de setembro de 2026.

Os servidores que exercem suas atividades presencialmente e não participam do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) deverão realizar a compensação por meio da antecipação do início da jornada ou da sua postergação, observando o horário de funcionamento da Universidade. Nesses casos, deverá ser registrada no SIGRH a ocorrência correspondente aos jogos da Copa do Mundo nos meses de junho e julho de 2026.

Já os servidores participantes do PGD, nas modalidades presencial ou teletrabalho, em regime integral ou parcial, deverão realizar a compensação por meio do cumprimento das entregas pactuadas em seus respectivos planos de trabalho, equivalentes às horas a serem compensadas. O registro no SIGRH deverá ser feito de acordo com a modalidade de execução adotada.

O horário excepcional também vale para os colaboradores terceirizados. As empresas deverão orientar a forma de registro do ponto e compensação.

As orientações têm como objetivo assegurar a participação da comunidade universitária nos momentos de mobilização nacional proporcionados pela competição, sem prejuízo às atividades acadêmicas e administrativas da Instituição.

Confira os próximos jogos

  • 19 de junho (Sexta-feira): Brasil x Haiti – 21h30
  • 24 de junho (Quarta-feira): Escócia x Brasil – 19h

]]>
Notícias Institucionais Thu, 18 Jun 2026 16:48:52 -0300
FAEPE celebra 50 anos de apoio ao desenvolvimento da 91 /noticias/institucional/18610-faepe-celebra-50-anos-de-apoio-ao-desenvolvimento-da-ufla /noticias/institucional/18610-faepe-celebra-50-anos-de-apoio-ao-desenvolvimento-da-ufla

Nesta terça-feira (16/6), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE) celebra 50 anos de atuação. Criada em 1976, ainda no período da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), a Fundação construiu uma trajetória marcada pelo apoio ao ensino, à pesquisa, à extensão, à inovação e ao fortalecimento institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA), acompanhando diferentes fases de crescimento e transformação da Universidade.

Ao longo de cinco décadas, a Faepe tornou-se uma importante parceira da 91 na viabilização de projetos acadêmicos, científicos, tecnológicos e culturais, contribuindo para aproximar a produção de conhecimento das demandas da sociedade. Sua atuação permitiu a gestão de recursos, a celebração de convênios, o apoio a pesquisadores e o desenvolvimento de iniciativas que ampliaram o alcance das ações da Universidade.

A história da Fundação está diretamente ligada à evolução da própria instituição. Sua criação ocorreu em um contexto de expansão da antiga ESAL, quando se tornou necessária uma estrutura capaz de apoiar a execução de projetos e fortalecer as relações com diferentes setores da sociedade. Desde então, a Faepe participou de iniciativas que marcaram a trajetória da Universidade, desde os primeiros convênios institucionais até programas de capacitação, projetos de extensão, ações de inovação e atividades de comunicação científica.

Entre os marcos de sua história está a participação, em 1987, no lançamento de cursos de pós-graduação lato sensu a distância, em parceria com a ESAL e a Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS). A iniciativa foi pioneira para a época e contribuiu para a qualificação de milhares de profissionais em diferentes regiões do país.

A Fundação também ampliou sua atuação em áreas como comunicação, cultura e extensão. A Rádio Universitária, por exemplo, tornou-se um importante canal de informação, divulgação científica e prestação de serviços à comunidade, fortalecendo a presença da Universidade junto à sociedade.

Reconhecimento à trajetória

Para o reitor da 91, professor José Roberto Soares Scolforo, os 50 anos da Faepe representam uma história de contribuição decisiva para o desenvolvimento da Universidade e para a disseminação do conhecimento produzido em Lavras.

Equipe Faepe
.

“A Faepe tem uma história muito bonita de apoio à UFLA. Ao longo desses 50 anos, esteve presente em projetos fundamentais para a pesquisa, a inovação, a extensão tecnológica e o ensino. Seu trabalho permitiu aproximar a Universidade da sociedade, formando profissionais em todo o Brasil e criando oportunidades de interação entre estudantes, servidores, pesquisadores e diferentes instituições. Muitos projetos, publicações e materiais técnicos que hoje são referência nasceram dessa trajetória. Temos uma enorme gratidão a todas as pessoas que integraram seus conselhos, diretorias e equipes ao longo dessas cinco décadas e contribuíram para o fortalecimento da ESAL e da 91. Parabéns à Faepe pelos seus 50 anos e pela história construída em favor da educação, da ciência e do desenvolvimento.”

O reitor também destacou as perspectivas para o futuro da Fundação, especialmente no fortalecimento de iniciativas de capacitação e formação continuada alinhadas às novas tecnologias e às transformações do ambiente digital.

Compromisso com o futuro

O diretor executivo da Faepe, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, ressaltou que o cinquentenário é um momento de reconhecimento às pessoas que construíram a história da Fundação e reafirmação de seu compromisso com a Universidade e a sociedade.

“Ao celebrarmos os 50 anos da Faepe, expressamos nossa gratidão a todos que contribuíram para essa trajetória marcada por compromisso, trabalho, inovação e dedicação ao desenvolvimento institucional. Desde sua criação, a Fundação tem atuado como instrumento de apoio à Universidade, fortalecendo projetos, ampliando parcerias e contribuindo para a democratização do conhecimento. Celebrar este marco é reconhecer o legado construído ao longo de cinco décadas e renovar o compromisso de continuar apoiando o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o desenvolvimento da 91.”

Atualmente, a Faepe mantém sua atuação como fundação de apoio da 91, oferecendo suporte à gestão contábil, financeira e operacional de projetos, além de contribuir para a elaboração de propostas, administração de recursos, realização de compras, prestação de contas e interlocução com parceiros institucionais e órgãos financiadores.

Ao completar meio século de existência, a Fundação celebra uma trajetória construída por servidores, docentes, estudantes, pesquisadores, parceiros e colaboradores que ajudaram a transformar conhecimento em impacto social. Mais do que uma data comemorativa, os 50 anos da Faepe reafirmam sua missão de apoiar a Universidade e contribuir para que a ciência, a educação e a inovação produzidas na 91 alcancem cada vez mais pessoas.

]]>
Notícias Institucionais Tue, 16 Jun 2026 19:27:55 -0300