Extensão e Cultura - UFLA - Universidade Federal de Lavras /noticias/extensao Tue, 23 Jun 2026 03:11:23 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br UFLA recebe a deputada Ana Pimentel para discutir misoginia nas redes sociais /noticias/extensao/18631-ufla-recebe-a-deputada-ana-pimentel-para-discutir-misoginia-nas-redes-sociais /noticias/extensao/18631-ufla-recebe-a-deputada-ana-pimentel-para-discutir-misoginia-nas-redes-sociais

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe, no dia 25 de junho, a deputada federal Ana Pimentel(PT-MG) para a palestra “Misoginia nas Redes Sociais”. O encontro será realizado às 14h, no Anfiteatro do DBI (Ramalhão), e propõe uma reflexão sobre as diferentes formas de violência de gênero que se manifestam nos ambientes digitais.

A atividade busca ampliar o debate sobre a misoginia nas redes sociais, fenômeno que inclui práticas de discriminação, intimidação, assédio e disseminação de discursos de ódio direcionados às mulheres. Com o crescimento das interações em plataformas digitais, especialistas alertam para os impactos dessas violências na participação das mulheres nos espaços públicos, na saúde mental e no exercício de seus direitos.

Autora de um projeto de lei que propõe medidas para prevenir e combater a misoginia digital no Brasil, Ana Pimentel tem atuado no debate sobre os desafios impostos pelas redes sociais à promoção da igualdade de gênero. A proposta prevê ações de educação digital, proteção às vítimas e responsabilização de agentes que promovam conteúdos misóginos no ambiente virtual. Ela também é professor na Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ).

Aberta à comunidade universitária, a palestra será uma oportunidade para discutir um tema atual e cada vez mais presente no cotidiano de quem utiliza as redes sociais, contribuindo para a construção de ambientes digitais mais seguros, respeitosos e inclusivos.

A iniciativa é daPró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape) e da Casa das Cidades.

]]>
Extensão e Cultura Mon, 22 Jun 2026 11:22:39 -0300
II Encontro Municipal de Mudanças Climáticas apresentará resultados de estudos sobre a árvore tipuana e áreas de risco /noticias/extensao/18625-ii-encontro-municipal-de-mudancas-climaticas-apresentara-resultados-de-estudos-sobre-a-arvore-tipuana-e-areas-de-risco /noticias/extensao/18625-ii-encontro-municipal-de-mudancas-climaticas-apresentara-resultados-de-estudos-sobre-a-arvore-tipuana-e-areas-de-risco

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá, no dia 25 de junho, o II Encontro Municipal de Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos. O evento reunirá a Prefeitura de Lavras, Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Universitário de Lavras (Unilavras) para apresentar os resultados alcançados nos levantamentos realizados junto à comunidade sobre a árvore tipuana da Praça Dr. Augusto Silva, áreas de risco, vulnerabilidades, arborização e outros temas correlatos à preservação ambiental em Lavras.

O intuito é dar continuidade às ações planejadas no primeiro encontro, realizado em 23 de outubro de 2025, quando foram discutidas as vulnerabilidades ambientais do município em função das mudanças climáticas, além de contribuir para o avanço dessa temática na cidade.

“Foram discussões muito relevantes, com ótimo engajamento das instituições locais e vários encaminhamentos para se pensar um trabalho de longo prazo voltado à gestão integrada de riscos em Lavras, ao futuro da árvore tipuana da Praça Dr. Augusto Silva e outros temas, dada a urgência e a necessidade dessa pauta no contexto das emergências climáticas”, afirma o professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) eum dos organizadores do evento, José de Arimatéia Dias Valadão.

O evento é aberto a toda a população de Lavras. Devido à capacidade do espaço, a prioridade das vagas será destinada às organizações e instituições do município. As pessoas interessadas devem .

O encontro ocorrerá no Centro de Eventos da 91, localizado na Avenida Norte, das 13h às 17h.

]]>
Extensão e Cultura Fri, 19 Jun 2026 12:50:14 -0300
XX FEMAS – Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas abordará consumo consciente /noticias/extensao/18623-xx-femas-feira-de-marketing-social-e-midias-alternativas-abordara-consumo-consciente /noticias/extensao/18623-xx-femas-feira-de-marketing-social-e-midias-alternativas-abordara-consumo-consciente

Estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizarão a 20ª edição da Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (Femas). O tema deste semestre é “Consumo Consciente”. A feira tem por intuito promover uma reflexão sobre hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis, buscando a aproximação entre a universidade e o município ao incentivar práticas que contribuam para uma melhor qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável.

O evento é aberto ao público e contará com atividades interativas, educativas e informativas voltadas aos moradores de Lavras, que abordarão questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, à responsabilidade social e à cidadania.

A XX Femas acontecerá no dia 28 de junho, na Praça Dr. Augusto Silva – Centro, a partir das 10 horas.

A iniciativa, realizada desde 2015, ocorre semestralmente no centro da cidade, por meio da disciplina de Marketing Público da 91. O projeto tem como objetivo aplicar, na prática, conceitos de Marketing de Causas Sociais, promovendo mudanças positivas e a conscientização na comunidade de Lavras por meio de mídias alternativas.

]]>
Extensão e Cultura Thu, 18 Jun 2026 19:47:41 -0300
Diversidade na programação marca Semana do Meio Ambiente em 2026 /noticias/extensao/18619-diversidade-na-programacao-marca-semana-do-meio-ambiente-em-2026 /noticias/extensao/18619-diversidade-na-programacao-marca-semana-do-meio-ambiente-em-2026

250x250

A programação da Semana do Meio Ambiente da 91 teve início no dia 3 de junho com atividades em Lavras e São Sebastião do Paraíso. Com dezenas de ações e programação diversificada, o evento contou com exposições, visitas guiadas, trilha ecológica e meditativa, oficinas práticas, palestras, atividades em escolas, entre outras.

Aberta a toda a comunidade, parte da agenda foi realizada fora do câmpus. A praça Dr. Jorge, em Lavras, recebeu, no dia 10 de junho, a Festa das Estrelas: Ler o Céu, Cuidar da Terra — astronomia cultural indígena e educação ambiental. O evento teve como proposta a observação do céu, dos ciclos do Sol, da Lua e das estrelas para refletir sobre meio ambiente, território, tempo, biodiversidade e pertencimento à Terra. Buscou-se também a observação astronômica com telescópios, além de promover uma educação ambiental sensível, interdisciplinar e culturalmente situada, aproximando ciência, cultura, arte e responsabilidade socioambiental.

A conscientização ambiental se deu também por meio de Jogos Educativos, que ocorreram no Centro de Convivência, com o intuito de promover a reflexão sobre hábitos de consumo e sustentabilidade. Nesse mesmo sentido, no LadBio, a exposição Semeando a Ciência apresentou projetos e pesquisas de Botânica Aplicada e doação de mudas.

250x250

Você sabe usar plantas medicinais de forma correta? Essa foi uma das perguntas-chave da tenda “Cultivando Saúde: Uso Consciente de Plantas Medicinais”, no Centro de Convivência, que trouxe para o público discussões sobre uso racional, preparo e cultivo.

O solo também esteve em pauta nas celebrações. Na Escola Municipal Francisco Sales ocorreu a oficina “Exploradores do solo: o mundo embaixo dos seus pés”, que despertou a curiosidade e atenção dos alunos sobre o assunto. Além dessa, a trilha ambiental “onde o solo conta histórias” teve como cenário as Trilhas das Lagoas no Câmpus Universitário e explorou os principais tipos de solos presentes na paisagem local e suas relações com o ambiente.

Nem o domingo ficou de fora da lista de atividades. No dia 14 de junho, foi a vez do horto botânico receber uma visita guiada para apreciação e contato com plantas ornamentais presentes nos canteiros temáticos, no bosque, estufa de plantas comestíveis e Aráceas do câmpus.

250x250

De forma prática, os participantes puderam se envolver na oficina sobre manejo de acidente com pássaros e na oficina de sabão ecológico, que ocorreu no câmpus de São Sebastião do Paraíso.

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a mobilização em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2026 chama atenção para as mudanças climáticas e as respostas que governos, instituições, comunidades e cidadãos podem construir coletivamente. Integrando essa agenda internacional e reconhecendo o papel das universidades no tema, a UFLA, representada pelos servidores dirigentes da área de Meio Ambiente da instituição, Gilberto Coelho e Dyego Maradona Ataide de Freitas, participou do .

250x250

Para o diretor de Meio Ambiente da 91, Gilberto Coelho, a diversidade da programação e a parceria entre instituições contribuíram para o êxito do evento:

“A Semana do Meio Ambiente de 2026 consolidou-se como um grande sucesso, fruto de ações conjuntas entre a Universidade, a Prefeitura Municipal de Lavras, a Polícia de Meio Ambiente, a ARPA Rio Grande, o Consane e a Copasa, entre outros parceiros. No âmbito da 91, destacou-se a realização de 22 atividades, incluindo visitas, cursos, palestras, caminhadas ecológicas e gincanas. O encerramento do evento contou com a participação do Diretor e do Vice-diretor de Meio Ambiente no UI Greenmetric National Annual Meeting SUSTAINABLE UNIVERSITIES: Challenges and Learnings in a changing world. Toda essa diversidade de ações reafirma o compromisso da 91 com a agenda ambiental e coroa o êxito do evento.”

250x250

]]>
Extensão e Cultura Thu, 18 Jun 2026 17:31:27 -0300
Projeto da 91 conquista reconhecimento nacional em iniciativa do MEC e da UFMG /noticias/extensao/18615-projeto-da-ufla-conquista-reconhecimento-nacional-em-iniciativa-do-mec-e-da-ufmg /noticias/extensao/18615-projeto-da-ufla-conquista-reconhecimento-nacional-em-iniciativa-do-mec-e-da-ufmg

A parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a rede municipal de ensino de Lavras conquistou reconhecimento nacional com o projeto “Xadrez Pedagógico: uma proposta brincante”. A ação foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para integrar o conjunto de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral.

O reconhecimento ocorre por meio da inserção do projeto no Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras e na Rede de Trocas, iniciativas que identificam, catalogam e disseminam práticas educacionais de referência desenvolvidas em diferentes regiões do País. O "Xadrez Pedagógico" é desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Educação de Lavras e a Universidade sob coordenação do professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Kleber Tüxen, e condução pedagógica do professor doutorando Daniel Sales, integrante da rede municipal de ensino.

A seleção reconhece experiências educacionais consideradas referências para a promoção da educação integral no País. Com a conquista, Lavras passa a integrar um conjunto de iniciativas que serão compartilhadas nacionalmente como exemplos de práticas inovadoras voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Além da inserção no mapeamento nacional, o projeto representou o município no Encontro Nacional de Educação Integral, realizado em Belo Horizonte (MG), que reuniu pesquisadores, gestores públicos e educadores de diferentes regiões brasileiras para discutir desafios, perspectivas e políticas voltadas à educação integral.

A proposta utiliza o xadrez como ferramenta pedagógica em uma perspectiva lúdica, cultural e inclusiva. Mais do que desenvolver habilidades específicas relacionadas ao jogo, o projeto busca criar espaços de aprendizagem, convivência, imaginação e construção coletiva de conhecimentos, valorizando as experiências das crianças e promovendo o diálogo e a participação.

O reconhecimento nacional evidencia a importância da aproximação entre universidade e educação básica, demonstrando como a integração entre ensino, pesquisa e extensão pode contribuir para a construção de práticas educacionais inovadoras e socialmente relevantes.

Com a participação na Rede de Trocas, os responsáveis pela iniciativa terão a oportunidade de participar de itinerários formativos em outros territórios nacionais, promovendo o diálogo com educadores e gestores de diferentes contextos socioculturais e viabilizando o compartilhamento de tecnologias sociais aplicadas à educação.

Saiba mais sobre o projeto “Xadrez Pedagógico” por meio da reportagem da editoria UFLA na Comunidade.

]]>
Extensão e Cultura Wed, 17 Jun 2026 17:33:12 -0300
Centro de Convivências da 91 recebe bazar sustentável /noticias/extensao/18613-centro-de-convivencias-da-ufla-recebe-bazar-sustentavel /noticias/extensao/18613-centro-de-convivencias-da-ufla-recebe-bazar-sustentavel

No próximo dia 23, terça-feira, a partir das 10h, o Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Nesamb/EENG/UFLA) realizará a segunda edição do Bazar Sustentável. O evento tem como objetivo conscientizar a comunidade da 91 e os moradores de Lavras sobre o consumo excessivo de roupas e incentivar práticas mais sustentáveis.

A proposta é simples: cada pessoa leva peças de roupa em bom estado de conservação que não utiliza mais e pode trocá-las por outras que também estejam em boas condições. Além de promover a sustentabilidade, o bazar incentiva o reaproveitamento, a economia colaborativa e o consumo consciente.

A ideia surgiu a partir de um desafio proposto aos estudantes ingressantes no núcleo de estudos, que consistia na criação de uma iniciativa capaz de impactar a comunidade acadêmica e contribuir para a sustentabilidade. Em 2025, nasceu o projeto, com o propósito de promover a economia circular por meio da arrecadação e reutilização de roupas.

O projeto envolve 13 discentes e conta com a coordenação do professor Matheus Pimentel de Matos. O evento é aberto ao público, acontecerá no Centro de Convivências da 91, em frente ao DCE, e seguirá até às 15h.

]]>
Extensão e Cultura Wed, 17 Jun 2026 12:58:34 -0300
UFLA realiza testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nesta quinta-feira (18/6) /noticias/extensao/18612-ufla-realiza-testes-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ists-nesta-quinta-feira-18-6 /noticias/extensao/18612-ufla-realiza-testes-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ists-nesta-quinta-feira-18-6

A Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Apoio e Permanência Estudantil (Prape/UFLA), em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), realiza na próxima quinta-feira (18/6) testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) destinados à comunidade acadêmica.

Os testes serão realizados das 13h às 15h30, no Ambulatório da 91 (prédio das bandeiras, em frente à Reitoria). A atividade contará com a presença da equipe do SAE-CTA e do médico infectologista Silvio Menicucci, servidor da Coordenadoria de Saúde da 91.

Serão disponibilizados até 40 testes, atendendo por ordem de chegada.

]]>
Extensão e Cultura Wed, 17 Jun 2026 12:44:07 -0300
Aberto novo ciclo de apoio a eventos de inovação na 91 /noticias/extensao/18611-aberto-novo-ciclo-de-apoio-a-eventos-de-inovacao-na-ufla /noticias/extensao/18611-aberto-novo-ciclo-de-apoio-a-eventos-de-inovacao-na-ufla

A Diretoria de Inovação e Tecnologia (Dintec) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão com inscrições abertas para o segundo ciclo do Edital Interno nº 1/2026, que apoia a participação e a realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação. As propostas podem ser submetidas até 21 de junho.

A iniciativa busca ampliar a presença da 91 em ecossistemas de inovação e fortalecer a cultura institucional voltada à propriedade intelectual, à transferência de tecnologia e à integração entre pesquisa, extensão tecnológica e inovação. Entre os objetivos do edital estão o apoio à participação de servidores e discentes de pós-graduação em eventos estratégicos, o incentivo à articulação com empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs), além da divulgação de ações relacionadas à inovação.

Podem participar docentes e técnicos administrativos efetivos em exercício na 91, bem como estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Universidade.

O edital contempla duas modalidades de apoio. A primeira é destinada à participação individual em eventos externos de caráter científico, tecnológico e de inovação, podendo incluir despesas com inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme análise técnica e disponibilidade orçamentária. A segunda modalidade apoia a organização de eventos promovidos ou coorganizados pela UFLA, alinhados a temas como inovação, propriedade intelectual, parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), transferência de tecnologia e interação universidade-empresa-governo.

As propostas serão analisadas pela Dintec com base em critérios como relevância estratégica para a Universidade, potencial de geração de resultados em inovação, fortalecimento de parcerias com empresas e impacto institucional.

O edital prevê dois ciclos de seleção ao longo de 2026. O primeiro ocorreu em março e o segundo está aberto neste mês de junho. As propostas submetidas em cada ciclo concorrem exclusivamente entre si, com dotação orçamentária própria para cada etapa.

]]>
Extensão e Cultura Tue, 16 Jun 2026 20:03:35 -0300
UFLA terá palestra musicada com Márcio Borges e Telo Borges sobre o legado do Clube da Esquina /noticias/extensao/18609-ufla-tera-palestra-musicada-com-marcio-borges-e-telo-borges-sobre-o-legado-do-clube-da-esquina /noticias/extensao/18609-ufla-tera-palestra-musicada-com-marcio-borges-e-telo-borges-sobre-o-legado-do-clube-da-esquina

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promove, no dia 22 de junho (próxima segunda-feira), uma palestra musicada com os irmãos Márcio Borges e Telo Borges, importantes nomes da música brasileira e protagonistas da história do movimento Clube da Esquina. O encontro será realizado das 12h às 13h, no Palco Cultural do Centro de Convivência da 91, e é aberto à comunidade acadêmica.

Durante a atividade, os convidados compartilharão experiências, histórias e reflexões sobre suas trajetórias artísticas, além de abordar suas contribuições para o surgimento do Clube da Esquina e para o fortalecimento da Música Popular Brasileira (MPB). A proposta é proporcionar um momento de diálogo entre música, cultura e memória, aproximando o público de um dos movimentos mais influentes da cena musical nacional.

Reconhecido como um dos movimentos mais influentes da música brasileira, o Clube da Esquina surgiu em Minas Gerais no fim da década de 1960 e se destacou pela fusão de diferentes referências musicais. Ao reunir compositores, intérpretes e instrumentistas como Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Fernando Brant, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso e Ronaldo Bastos, em torno de uma intensa colaboração artística, o movimento deixou um legado que ultrapassa gerações e segue como referência na cultura nacional.

]]>
Extensão e Cultura Tue, 16 Jun 2026 14:38:15 -0300