Ex-aluno - UFLA - Universidade Federal de Lavras /noticias Thu, 25 Jun 2026 04:18:49 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Música, emoção e reconhecimento marcam cerimônia de Doutor Honoris Causa na 91 /noticias/institucional/18639-musica-emocao-e-reconhecimento-marcam-cerimonia-de-doutor-honoris-causa-na-ufla /noticias/institucional/18639-musica-emocao-e-reconhecimento-marcam-cerimonia-de-doutor-honoris-causa-na-ufla

Em uma cerimônia marcada pela emoção, pela música e pelo reconhecimento de trajetórias que transformaram a sociedade brasileira, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) concedeu, nesta terça-feira (23/6), o título de Doutor Honoris Causa ao empresário David Feffer, ao cantor e compositor Milton Nascimento e ao jornalista Nelson Roberto Araújo. Milton foi representado pelo músico, compositor e escritor Márcio Borges, amigo e parceiro histórico de composições desde o movimento Clube da Esquina.

Realizada no Centro de Eventos da Universidade, a cerimônia reuniu autoridades, representantes da comunidade acadêmica, familiares e convidados. A abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Trio CelebraMus e pela participação do músico e compositor Telo Borges. Na sequência, grupos do Programa Institucional de Música da 91 prestaram homenagens a Milton Nascimento e ao legado do Clube da Esquina, sob a regência do maestro Daniel Paes de Barros. As apresentações emocionaram o público ao revisitar canções que marcaram gerações e ajudaram a construir a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira.

Coral Honoris Causa

Ao saudar os homenageados, o reitor da 91 e presidente do Conselho Universitário, professor José Roberto Soares Scolforo, ressaltou a relevância das contribuições de cada um deles para a sociedade brasileira. “Hoje, a Universidade presta homenagem a três personalidades que, em diferentes áreas, produziram transformações significativas e deixaram legados que ultrapassam gerações. É uma honra reconhecer pessoas que ajudaram a construir um Brasil melhor por meio da cultura, da comunicação, da inovação, do empreendedorismo e do compromisso com a sociedade”, afirmou.

O reitor destacou ainda que a concessão do título de Doutor Honoris Causa representa uma das mais elevadas formas de reconhecimento concedidas pela Instituição, reservada a personalidades cujas trajetórias dialogam com valores essenciais para o desenvolvimento humano e social.

Além da outorga aos homenageados desta edição, a cerimônia também incluiu a entrega presencial do certificado de Doutor Honoris Causa ao engenheiro florestal Fernando de Lelis Garcia Bertolucci, cuja homenagem havia sido realizada remotamente durante o período da pandemia de Covid-19.

Três trajetórias de impacto nacional

A escolha dos homenageados reuniu representantes de diferentes áreas que contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento do Brasil.

David Feffer
David Feffer

David Feffer recebeu a honraria em reconhecimento à sua atuação como uma das principais lideranças empresariais do País. Presidente do Conselho da Suzano Holding, teve papel decisivo na consolidação da Suzano como referência mundial na produção sustentável de celulose e biomateriais de origem renovável. Sua trajetória é marcada pela defesa da inovação, da sustentabilidade e da responsabilidade social como pilares do desenvolvimento econômico.

“Esta homenagem não é apenas minha, ela pertence a cada um dos milhares colaboradores da Suzano. Ela nos lembra que todo avanço verdadeiro e duradouro nasce da educação, da pesquisa de ponta, da curiosidade inquieta e da coragem de formular perguntas para as quais ainda não temos respostas prontas. Mais do que formar excelentes profissionais para o mercado, a UFLA tem o dom de forjar cidadãos éticos, com pensamento crítico e preparados para lidar com a complexidade do mundo moderno… Na Suzano, ao projetarmos os nossos próximos 100 anos, uma certeza nos guia como farol: investir na educação e em lideranças sustentáveis é o maior legado que podemos deixar”, destacou. E deixou uma mensagem aos estudantes: “Vocês vão herdar um mundo incerto e em rápida transformação e também incrivelmente aberto a oportunidades únicas. Lembrem-se, há bússolas que não envelhecem e que podem guiar vocês em qualquer cenário e situação. Mantenham a curiosidade, tenham a humildade para reconhecer que estamos sempre aprendendo, cultivem a coragem para questionar o status quo, fortaleçam a resiliência para persistir quando os ventos forem contrários. E, acima de tudo, assumam o compromisso inegociável de servir à sociedade e ao planeta com o conhecimento que adquiriram aqui. Eu recebo esse título honrado e grato, encarando-o não como um ponto de chegada, mas como um chamado para continuarmos plantando as sementes do amanhã”, DzԳٳܴdz.

Milton Nascimento
Milton Nascimento

Milton Nascimento foi homenageado por sua contribuição incomparável à cultura brasileira. Reconhecido internacionalmente, o artista construiu uma das obras mais importantes da música popular brasileira, influenciando gerações de músicos e projetando a riqueza cultural do País para além de suas fronteiras. Sua trajetória está intimamente ligada ao movimento Clube da Esquina, um dos mais importantes marcos da história da música brasileira.

Emocionado e honrado pela escolha do próprio Milton para que o representasse, Márcio Borges destacou a trajetória do amigo de longa data e pontuou a perseverança, resistência, luta e o legado para a música brasileira e do mundo. “Cantando, compondo e vivendo, Milton Nascimento foi se tornando em todos os sentidos nobres da palavra, um homem virtuoso…Hoje estável, mas debilitado, com a mobilidade restrita e entregue aos cuidados especializados que a sua saúde está exigindo. Meu amado irmão Bituca, doravante o nosso inestimável doutor Milton da Silva Campos do Nascimento, me incumbiu de vir aqui hoje representá-lo e transmitiu com fidelidade a alegria e gratidão que ele sente ao receber esta valiosa honraria. Tenho testemunho desta incumbência, seu filho Augusto Nascimento, meu amado sobrinho Augustinho, companheiro fiel, zeloso protetor de seu pai, hoje tão necessitado desse escudo de atenção, amor e carinho. Nesta hora solene das nossas vidas, aos meus 80 anos de estrada e amigo do doutor Milton Nascimento desde os 17, sinto-me orgulhoso de poder dar testemunho de sua vitoriosa trajetória e agradecer em nome dele, do seu filho Augusto, dos seus irmãos e irmãs e dos seus incontáveis amigos espalhados no mundo afora, a distinção que esta ilustre instituição hoje lhe confere… Valeu, doutor Bituca, meu parceiro, meu irmão, minha alma gêmea, meu amigo para sempre. Muito obrigado, Lavras, muito obrigado, UFLA, Universidade Federal de Lavras, de todo o coração”.

Nelson Roberto Araújo
Nelson Roberto Araújo

Já Nelson Roberto Araújo recebeu o título em reconhecimento à sua contribuição para o jornalismo brasileiro, especialmente na comunicação voltada ao meio rural. Ao longo de décadas de atuação profissional, destacou-se por aproximar ciência, tecnologia, inovação e produção agropecuária do cotidiano dos brasileiros, contribuindo para a valorização do conhecimento e para o fortalecimento do setor agrícola nacional.Em sua fala, Nelson Araújo destacou a importância da educação em sua trajetória, a emoção de ter estado na bancada do Globo Rural em quase quatro décadas de dedicação e trabalho ao lado do homem do campo e o agradecimento à família toda reunida para a cerimônia (sete irmãos).

“Na linha do conceito grego, ‘torna-te quem tu és’, eu posso dizer que esse trabalho de 46 anos na Rede Globo consolidou em mim o ‘torna-te quem tu és’. Foi a contribuição mais importante que eu tive para me tornar quem eu sou. Eu gostaria de dedicar esse reconhecimento ao programa Globo Rural, compartilhar com a equipe. Foi o programa onde encontrei um cavalinho arriado, bem treinado, macio, marcha picada, do jeito que eu gosto, e que me incentivou: ‘Nelson, estrada, segue’. Cheguei até aqui. Me permitiu essa honra imensa de receber o título de Doutor Honoris Causa. O doutor que foi um sonho esquecido lá atrás. E ainda por uma universidade federal com a excelência da Universidade Federal de Lavras. E acho que o cavalinho continua. Enquanto estiver o cavalinho arriado, eu vou. Nessa estrada, o meu cavalinho comeu na mão de muitos agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários e engenheiros florestais. Uma legião de profissionais que se empenha para a melhoria da agropecuária. Nós somos muito gratos a vocês por repartirem o conhecimento que nos permite ser a extensão do trabalho de extensão ao qual vocês se dedicam. Muito obrigado.”

As homenagens foram acompanhadas por manifestações de carinho do público e por momentos de grande emoção, especialmente durante as apresentações musicais que celebraram a obra de Milton Nascimento e a contribuição do Clube da Esquina para a cultura brasileira.




]]>
Notícias Institucionais Wed, 24 Jun 2026 14:43:30 -0300
UFLA recebe embaixador de Ruanda e anuncia parcerias em inovação e desenvolvimento tecnológico /noticias/internacionalizacao/18634-ufla-recebe-embaixador-de-ruanda-e-anuncia-parcerias-em-inovacao-e-desenvolvimento-tecnologico /noticias/internacionalizacao/18634-ufla-recebe-embaixador-de-ruanda-e-anuncia-parcerias-em-inovacao-e-desenvolvimento-tecnologico

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI-UFLA) recebeu, na última sexta-feira (19/06), a visita do embaixador de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, para uma agenda voltada à troca de experiências em inovação e desenvolvimento tecnológico. Participaram do encontro o primeiro-secretário, Theogene Ntakirutimana, e o assistente administrativo da embaixada, Andrew Nkongho Oben.

O diplomata e sua comitiva foram recepcionados pelo professor e chefe de gabinete da Reitoria, Alexandre Filordi de Carvalho, e pela equipe de relações internacionais da Universidade. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da 91, os programas da instituição e as iniciativas desenvolvidas no Parque Tecnológico (IpêTech).

Durante a reunião, o embaixador explicou que o governo de Ruanda identificou diversas instituições de referência no Brasil para firmar parcerias e que, na área das Ciências Agrárias, a UFLA foi a escolhida para esse convênio. Após o encontro, conduzida pelos professores Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, diretor da DRI, e André Pimenta Freire, chefe de Projetos e Indicadores do setor, a comitiva de Ruanda conheceu os laboratórios, os departamentos da instituição e a Unidade Embrapii Zetta UFLA.

O encontro foi encerrado no IpêTech, onde a delegação foi recebida pelo professor e diretor do parque, Antônio Chalfun Júnior. A estrutura do Parque Tecnológico chamou a atenção dos visitantes, já que Ruanda planeja implantar um polo tecnológico, o que representa mais uma oportunidade de parceria.

Segundo Flávio Medeiros, a Embaixada de Ruanda no Brasil e o governo do país identificaram na 91 um importante parceiro internacional, capaz de agregar valor aos estudantes e à cidade. “Há um projeto estratégico institucional, e vejo que essa visita inicial foi muito positiva, já que abrirá novas portas e caminhos para a relação bilateral”, afirma.

]]>
ԳٱԲDzԲçã Tue, 23 Jun 2026 13:20:25 -0300
DAP na Praça acontece no dia 28/6, promovendo conhecimento, cidadania e transformação social /noticias/extensao/18632-dap-na-praca-acontece-no-dia-28-6-promovendo-conhecimento-cidadania-e-transformacao-social /noticias/extensao/18632-dap-na-praca-acontece-no-dia-28-6-promovendo-conhecimento-cidadania-e-transformacao-social

No próximo domingo, dia 28/6, será realizada mais uma edição do DAP na Praça. O evento, promovido pelo Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (DAP/UFLA), acontecerá na Praça Dr. Augusto Silva, em Lavras, das 10h às 13h. Com o objetivo de apresentar à população os diversos projetos e programas desenvolvidos pelo departamento, a iniciativa busca aproximar o universo acadêmico das demandas e desafios cotidianos da sociedade.

Aberta a toda a comunidade, a ação reunirá estudantes, docentes e pesquisadores para compartilhar experiências, oferecer orientações, promover atividades interativas e demonstrar como a Universidade contribui diretamente para o desenvolvimento social, econômico e institucional de Lavras e região.

Entre as iniciativas participantes estão a Alfa Pública Jr., empresa júnior do DAP, o Centro de Inteligência em Governos (Cigov), a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop), a Liga de Estudos Jurídicos Cibernéticos (Lejuc), o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Observatório de Políticas Públicas (OPP).

Simultaneamente, ocorrerá a 20ª edição da Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (XX Femas), realizada pelos estudantes da disciplina de Marketing Público, componente da grade curricular do curso de Administração Pública. A atividade reúne campanhas voltadas a causas sociais e temas relevantes para a coletividade.

O evento é gratuito e representa um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva. É uma oportunidade para que a comunidade regional conheça de perto o papel da Administração Pública na promoção do bem-estar social, compreenda os serviços e políticas que impactam sua vida e participe ativamente das discussões sobre o futuro das cidades e instituições.

]]>
Extensão e Cultura Tue, 23 Jun 2026 11:02:23 -0300
UFLA recebe a deputada Ana Pimentel para discutir misoginia nas redes sociais /noticias/extensao/18631-ufla-recebe-a-deputada-ana-pimentel-para-discutir-misoginia-nas-redes-sociais /noticias/extensao/18631-ufla-recebe-a-deputada-ana-pimentel-para-discutir-misoginia-nas-redes-sociais

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe, no dia 25 de junho, a deputada federal Ana Pimentel(PT-MG) para a palestra “Misoginia nas Redes Sociais”. O encontro será realizado às 14h, no Anfiteatro do DBI (Ramalhão), e propõe uma reflexão sobre as diferentes formas de violência de gênero que se manifestam nos ambientes digitais.

A atividade busca ampliar o debate sobre a misoginia nas redes sociais, fenômeno que inclui práticas de discriminação, intimidação, assédio e disseminação de discursos de ódio direcionados às mulheres. Com o crescimento das interações em plataformas digitais, especialistas alertam para os impactos dessas violências na participação das mulheres nos espaços públicos, na saúde mental e no exercício de seus direitos.

Autora de um projeto de lei que propõe medidas para prevenir e combater a misoginia digital no Brasil, Ana Pimentel tem atuado no debate sobre os desafios impostos pelas redes sociais à promoção da igualdade de gênero. A proposta prevê ações de educação digital, proteção às vítimas e responsabilização de agentes que promovam conteúdos misóginos no ambiente virtual. Ela também é professor na Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ).

Aberta à comunidade universitária, a palestra será uma oportunidade para discutir um tema atual e cada vez mais presente no cotidiano de quem utiliza as redes sociais, contribuindo para a construção de ambientes digitais mais seguros, respeitosos e inclusivos.

A iniciativa é daPró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape) e da Casa das Cidades.

]]>
Extensão e Cultura Mon, 22 Jun 2026 11:22:39 -0300
Professor da 91 recebe Prêmio Revista Virtual de Química /noticias/institucional/18630-professor-da-ufla-recebe-premio-revista-virtual-de-quimica /noticias/institucional/18630-professor-da-ufla-recebe-premio-revista-virtual-de-quimica

O professor Teodorico de Castro Ramalho, doUniversidade Federal de Lavras (UFLA), foi agraciado com o Prêmio Revista Virtual de Química (RVq), concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A homenagem integra o conjunto das tradicionais premiações entregues durante a Reunião Anual da SBQ, considerada um dos mais importantes eventos científicos da área no País.

A premiação representa um dos mais relevantes reconhecimentos da comunidade química nacional e destaca profissionais que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da ciência, da pesquisa e da divulgação do conhecimento químico no Brasil. O prêmio reconhece não apenas a trajetória acadêmica do pesquisador, mas também sua dedicação à formação de recursos humanos, à produção científica de excelência e ao desenvolvimento de pesquisas de impacto nacional e internacional.

Professor da 91 e atual pró-reitor de Planejamento e Gestão, Teodorico de Castro Ramalho tem atuação consolidada em áreas estratégicas da Química, com destaque para estudos envolvendo compostos organofosforados e Defesa Química e Biológica. Além de sua trajetória científica, coordena o INCT-Defesa – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Defesa Química e Biológica, uma das principais redes de pesquisa do País na área, que reúne pesquisadores e instituições dedicados ao desenvolvimento de conhecimento, tecnologias e soluções voltadas à prevenção, detecção e mitigação de ameaças químicas e biológicas. Ao longo de sua carreira, tem contribuído para o avanço do conhecimento científico, a formação de pesquisadores e o fortalecimento da pesquisa desenvolvida na 91.

O reconhecimento também evidencia a relevância dos trabalhos conduzidos na 91 e reforça a contribuição da Instituição para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

A entrega da premiação ocorreu durante a sessão de abertura da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Campinas (SP), entre os dias 15 e 18 de junho de 2026. A cerimônia de homenagens foi realizada no dia 15 de junho e reuniu pesquisadores de destaque da comunidade química brasileira.

Além do Prêmio Revista Virtual de Química, a sessão homenageou pesquisadores com a Medalha Simão Mathias, o Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck", o Prêmio Oswaldo Luiz Alves, o Prêmio QNInt "Jailson Bittencourt de Andrade" e a Medalha JBCS.

]]>
Notícias Institucionais Mon, 22 Jun 2026 10:47:55 -0300
Confira as notícias que foram destaque na 91 de 15 a 19/6. Rebobina Aí! /noticias/institucional/18627-confira-as-noticias-que-foram-destaque-na-ufla-de-15-a-19-6-rebobina-ai /noticias/institucional/18627-confira-as-noticias-que-foram-destaque-na-ufla-de-15-a-19-6-rebobina-ai

Reconhecimento nacional em iniciativa do MEC e da UFMG, podcast “Saúde Mental no Câmpus” e nova instrução normativa estão entre os destaques da semana! #RebobinaAí!

O programa desta sexta-feira (19/6) é apresentado pelo estudante de Nutrição da 91 Klayver Salim Américo.

]]>
Notícias Institucionais Fri, 19 Jun 2026 19:08:31 -0300